Governo do Rio Grande do Sul vai contratar 200 servidores para Emater

Nomeação foi autorizada pela junta financeira do EstadoA junta financeira do Rio Grande do Sul autorizou a contratação de 200 servidores para a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater/RS). O anúncio foi feito na manhã dessa quarta, dia 2, durante as comemorações dos 56 anos da Associação Sulina de Crédito e Assistência Rural (Ascar). Neste novo quadro, os servidores também serão realocados para serviços na Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural. Serão chamados profissionais aprovados no último concurso da instituição, feito em

Segundo o presidente da Emater/RS, Lino De David, o objetivo é fortalecer o atendimento aos agricultores no interior do Estado. Ele explica que serão priorizados os municípios gaúchos com menor número de técnicos.

? Vamos priorizar os municípios que atualmente tem apenas um técnico e que possuem uma maior quantidade de agricultores familiares por município, que são os mais pobres do Estado. Vamos enfrentar o tema de combate à pobreza, que é um compromisso do governo do Estado ? salienta.

O presidente da Emater/RS informa que existem, pelo menos, cinco mil nomes no banco de dados da entidade. A partir de agora serão analisadas as áreas em que haverá contratações para definir o volume de recursos necessários.

A Emater/RS anunciou também um projeto piloto de combate à pobreza no meio rural, que vai englobar seis mil famílias de pequenos produtores. A proposta está vinculada ao programa Bolsa Verde, criado pelo governo federal para fomentar a produção nestas propriedades.

Ouça a reportagem