Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Governo de Santa Catarina prepara laudos para ajudar produtores segurados

Documentos serão entregues a seguradoras para que os prejudicados possam receber pelas perdasA fim de ajudar produtores a recompor perdas decorrentes da seca, técnicos do governo de Santa Catarina estão preparando laudos que serão entregues às seguradoras para que os prejudicados possam receber o seguro rural. De acordo com o governador de Santa Catarina, Raimundo Colombo, mais de 90% dos agricultores do Estado estão cobertos por seguros.

– Pedimos [à Presidência da República] R$ 20 milhões em verbas emergenciais, mas não sabemos quanto será liberado. Nos últimos 10 anos a seca se repetiu em sete períodos – disse Raimundo Colombo, nesta quinta, dia 12, após reunião na Casa Civil. Segundo ele, esse recursos serão destinados à contratação de caminhões-pipa e à construção de açudes, poços e cisternas.

O governador explicou que a produção do Estado está concentrada principalmente em pequenas propriedades.

– Mais de 90% da agricultura do Estado é familiar. Precisamos de água porque as vacas que costumavam dar 40 litros de leite estão produzindo apenas 10 litros – declarou. Colombo destacou que Santa Catarina é também o maior Estado produtor de suínos e aves do país.

Segundo Colombo, o governo federal irá anunciar ainda nesta quinta medidas emergenciais em auxílio aos Estados da região Sul que enfrentam longo período de estiagem.

A estimativa da Secretaria de Agricultura de Santa Catarina é que as perdas com a seca somem até o momento R$ 440 milhões. A lavoura de milho é a mais prejudicada pela falta de chuva. As produções de soja, feijão, leite, frutas e hortaliças e a pecuária também foram afetadas.

O Estado contabiliza ainda 73 municípios em situação de emergência em decorrência da estiagem. Mais de 65 mil propriedades rurais foram atingidas.

Sair da versão mobile