As modalidades da área rural são como administrador de pequenas propriedades rurais, operador de máquina e trator Agrícola, produção de álcool-açúcar e tratorista. Os cursos serão ministrados em mais de 15 cidades em todo o Estado e estão abertas as inscrições para 19 turmas em municípios como São José do Rio Preto, Andradina, Sertãozinho, Ilha Solteira e até Ribeirão Preto.
Os interessados devem fazer as inscrições no período de 26 a 30 de setembro no Posto de Atendimento ao Trabalhador da cidade ou nos postos cedidos pela Prefeitura, caso o município não seja contemplado com uma unidade do Posto. Para participar do programa os candidatos devem ter mais de 16 anos e levar RG, CPF e carteira de trabalho. A escolaridade exigida varia de acordo com o curso, mas a maior parte não exige ensino fundamental completo, já que o PEQ é voltado para quem tem baixa escolaridade.
? Até o final do ano qualificaremos aproximadamente 34 mil pessoas em todo o Estado. Tenha certeza que com o sucesso deste programa investiremos muito mais em 2012 ? afirmou o Secretário do Emprego e Relações do Trabalho, Davi Zaia.
Voltado para homens e mulheres, os cursos são gratuitos e possuem, em média, 230 horas de duração, tendo como objetivo oferecer ao trabalhador paulista uma oportunidade de se capacitar profissionalmente. Os participantes dos cursos regulares receberão bolsa-auxílio de R$210,00 mensais, auxílio-transporte, lanche e material didático.