Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Governo de São Paulo firma protocolo com produtores para extinguir a queima da palha da cana até 2017

Em 2012, 72% da produção paulista foi colhida de maneira mecanizada, o que representa um crescimento de 7% em relação a 2011A colheita mecanizada da cana-de-açúcar crua cresce em São Paulo. A Secretaria de Agricultura do Estado firmou um protocolo com os produtores para o fim da queima da palha até 2017. A meta paulista é aumentar a mecanização da colheita.

O governo ainda estuda alternativas para as áreas com terrenos acidentados, onde não é possível utilizar as máquinas. O Estado registra a redução do processo manual. Em 2012, 72% da produção foi colhida de maneira mecanizada, um crescimento de 7% em relação a 2011. O número foi apresentado pelos secretários de Meio Ambiente e de Agricultura durante a Agrishow, em Ribeirão Preto.

Em São Paulo, estão em operação aproximadamente três mil colhedoras de cana. O equipamento, no entanto, ainda á caro, custando cerca de R$ 1 milhão. O governo ainda estuda alternativas para facilitar o acesso de pequenos produtores aos maquinários.

A utilização de fogo no processo de despalhe da cana é uma prática comum e gera grande quantidade de poluentes para a atmosfera, o que traz sérias consequências ambientais e para a saúde humana. O fogo é utilizado na plantação de cana para a queima da palha e para limpeza do canavial, facilitando, para o trabalhador rural, o corte da vegetação. Os danos causados pela prática comprometem as condições do solo, do ar, dos corpos de água, assim como a saúde do trabalhador.

Sair da versão mobile