Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Governo e setor do café devem aproveitar momento de bonança, diz representante da Agricultura

Alta do grão no Brasil deve encorajar políticas agrícolas a minimizar possíveis riscos no futuroO secretário interino de Política Agrícola do Ministério de Agricultura, Edilson Alcântara, afirmou nesta segunda, dia 5, que o país vive um momento de "bonança" e que é preciso desenvolver modelos eficientes para se apoderar deste momento. Falando a uma plateia composta por representantes da cafeicultura nacional, ele destacou que pela primeira vez na história mundial do mercado do café o produtor brasileiro está conseguindo se "apoderar" de um bom momento, já que os preços do grão estão em alt

? É preciso dar tranquilidade ao setor agrícola e pararmos com esta história de que vamos consertar tudo o que estava errado. Vamos dar instrumentos para dar continuidade às políticas que vêm sendo implementadas. E este é o momento mais estratégico para a produção. Cabe à Política Agrícola minimizar possíveis riscos no futuro, disse.

Edilson Alcântara destacou a intenção do Ministério de criar um plano plurianual parametrizado, diferenciado e declarado para cada cadeia produtiva de forma a “desenvolver uma agenda estratégica.

? Deverá ser uma agenda voltada à contenção da volatilidade de preços e garantia de renda, com foco em agregação de tecnologia, melhoria de gestão e disseminação do seguro contra riscos climáticos ? afirmou.

O secretário lembrou que ultimamente o “clima está surpreendendo” e é preciso ficar atento.

?Temos uma grande parte dos produtores de café concentrada em pequenas propriedades que não sustentam uma quebra e aí vamos ter que entrar no ciclo de renegociação de dívida. O importante agora é trabalhar realocação de recursos para seguro e resseguro do café ? declarou.

Ele defendeu também a criação de um cadastro geral de produtores agrícolas, dividido por cadeia produtiva, de forma a assegurar acompanhamento mais próximo do Ministério de cada produtor e de suas peculiaridades.

? Temos que criar condições de o produtor e a própria indústria agrícola se apoderarem do crédito, porque alguns não têm acesso e fica lá o banco fazendo um teatro sem que possamos saber de fato o que está acontecendo, disse, lembrando que a subvenção federal tem que ser tratada de maneira diferenciada para cada cadeia e para cada produtor dentro de uma única cadeia ? concluiu.

Sair da versão mobile