Governo trabalha para adiar a votação do relatório do Código Florestal, afirma Carolina Bahia

Segundo a jornalista, se for aprovado entre esta terça e quarta, governo deve perder no plenárioDe acordo com informações da jornalista e comentarista de política do Canal Rural, Carolina Bahia, se o relatório do Código Florestal apresentado pelo deputado federal Paulo Piau (PMDB-MG) for aprovado nesta terça, dia 24, a presidente Dilma Rousseff deve vetar os artigos que possam representar anistia aos desmatadores.

Nos bastidores do Congresso, há forte apoio ao relator do texto, o que indica a aprovação em plenário. Por isso, de acordo com Carolina, o governo trabalha para adiar a votação.

A orientação do governo federal é votar o texto que foi aprovado pelo Senado Federal, no fim no ano passado. Segundo a jornalista, a negociação entre as bases que havia sido autorizada pela presidente foi interrompida depois de a ministra do Meio Ambiente Izabella Teixeira ter se manifestado contra as mudanças feitas pelo deputado Piau.

Em conversa com a analista de política, o ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas, defendeu, nesta terça, o texto aprovado pelo Senado. De acordo com Carolina Bahia, o chefe da pasta reconheceu que há imprecisões, mas foi categórico ao dizer que o governo federal não deve, de maneira alguma, aprovar o relatório de Piau, pois, isso sim, representaria um retrocesso.

Mendes diz que impasse não foi superado

De acordo com informações da Agência Estado, ao chegar ao prédio do Ministério da Agricultura, nesta terça, dia 24, o ministro Mendes Ribeiro Filho afirmou que o impasse ainda não havia sido superado na reunião que participou pela manhã com os líderes da base governista na Câmara dos Deputados, junto com os ministros da Relações Institucionais, Ideli Salvatti; Meio Ambiente, Isabela Teixeira, e Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas, além do deputado Arlindo Chinaglia.

Segundo fontes, a reunião em busca de acordo ainda prossegue no Palácio do Planalto. O deputado Luis Carlos Heinze (PMDB-RS) afirmou que os deputados da base governista que mais entendem da questão do Código Florestal foram excluídos da reunião, que ficou restrita aos líderes.

Heinze disse ainda que tem esperança de que o relatório seja colocado em votação ainda nesta terça na Câmara dos Deputados e que a bancada mantém a posição de não fixar no Código Florestal limites para recuperação da vegetação às margens de rios, deixando a tarefa sob responsabilidade dos Estados.

>>Veja mais informações no site especial sobre o Código Florestal

>>Enquete: Com a provável aprovação do novo Código Florestal no Congresso, você acha que a sua produção de gado e leite será prejudicada?

Infográfico: Confira os dois lados do relatório
do Código Florestal aprovado no Senado