Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Governo vai apoiar comercialização de 38 milhões de litros de vinho

Primeiro edital para 16 milhões de litros deve ser publicado ainda nesta semanaCooperativas e indústrias de vinho do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina vão receber apoio do governo federal para a comercialização de 38 milhões de litros da bebida nesta safra. O primeiro edital, para 16 milhões de litros, deve ser publicado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) ainda nesta semana e a negociação será por meio de Prêmio para o Escoamento do Produto (PEP).

A emissão da nota fiscal da indústria para o produtor poderá ocorrer durante a comercialização e o pagamento realizado após a industrialização. O novo regulamento foi publicado no Diário Oficial da União (DOU).

De acordo com o diretor de Logística e Gestão Empresarial da Conab, Sílvio Porto, “a atuação do governo permitirá uma equalização do volume em estoques, abrindo espaço para que as cooperativas e indústrias cumpram o valor do preço mínimo, de R$ 0,46”.

A mudança atende orientação da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Viticultura, Vinhos e Derivados que, por meio de governo e representantes do setor, reclamava o acesso às operações. Para receber o PEP, o arrematante precisa apresentar à Conab duas notas fiscais: a primeira emitida pelo produtor, garantindo que foi remunerado pelo preço de referência e, a outra, expedida pelo próprio arrematante do prêmio, comprovando o escoamento para as regiões determinadas no edital.

No ano passado, a Conab ofertou subvenções para o escoamento e destilação de 177 milhões de litros de vinho. Indústrias e cooperativas arremataram prêmios para 26,6 milhões de litros.

Sair da versão mobile