Governo vai avaliar leilões concluídos antes de realizar novo Pepro de milho

Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) já promoveu desde julho sete pregõesO secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Néri Geller, disse nessa quarta, dia 2, que a realização de novos leilões de prêmios para equalização dos preços do milho (Pepro) será definida a equipe técnica do ministério avaliar o impacto no mercado das operações já concluídas. A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) promoveu desde julho sete leilões de Pepro, com oferta de prêmios para apoiar o escoamento de 7,650 milhões de toneladas do cereal.

>> Leia mais notícias sobre o milho

Geller reconheceu que ainda existe demanda por parte do setor produtivo, em especial de Mato Grosso, para a realização de novos pregões. Pelas estimativas de lideranças mato-grossenses, o estoque de passagem no Estado deve ficar em 10 milhões de toneladas. O Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) calcula que a produção estadual de milho em 2012/13 atingiu 22 milhões de toneladas para um consumo local de 3 milhões de toneladas.

No sétimo leilão de Pepro para milho, foi negociado apoio ao escoamento de 452,72 mil toneladas, que correspondem a 75,45% da oferta de contratos para 600 mil toneladas. Apenas produtores de Mato Grosso optaram por adquirir o apoio ao escoamento.

>> Cotação: acompanhe os preços das principais commodities

Agência Estado