O ministro dos Transportes, Maurício Quintella, disse nesta terça-feira, dia 16, que o governo vai priorizar a pavimentação da BR-163, no Pará, considerada fundamental para o escoamento da produção do país. Segundo ele, parte das empresas já estão contratadas e as obras vão iniciar assim que as chuvas na região acabarem.
“Não vamos permitir que aconteça na próxima safra o que aconteceu nessa, por isso o Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil se preparou do ponto de vista orçamentário para resolver de uma vez por todas o problema de escoamento da produção do Brasil via BR-163”, disse o ministro, em transmissão ao vivo pela rede social Facebook.
A rodovia é a principal ligação entre a maior região produtora de grãos do país, em Mato Grosso, e os portos da região Norte. Em março, parte da estrada que não é pavimentada ficou interditada por causa da chuva, impedindo a passagem de caminhões com cargas.
O ministro disse também que o trecho da Ferrovia Norte-Sul entre Estrela D’Oeste (SP) e Porto Nacional (TO) deve estar concluído até o início do ano que vem. Segundo ele, essa é uma das obras prioritárias para o governo.
“Ela é a espinha dorsal do Brasil. Carga é o que não falta para que essa ferrovia seja um sucesso e um grande corredor ferroviário logístico no nosso país”, disse, lembrando que outros trechos da rodovia foram incluídos no programa de concessões do governo.