Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Grandes bancos pedem ação internacional para conter crise

Para Instituto Internacional de Finanças, turbulência que abala os mercados financeiros requer intervenção governamentalA turbulência que abala os mercados financeiros internacionais requer a intervenção governamental e "respostas sistemáticas e coordenadas", afirmou nesta quinta, dia 2, o Instituto Internacional de Finanças (IIF), maior associação mundial de bancos.

? Os problemas nos mercados desencadearam uma crise maior que ameaça os fundamentos próprios do sistema financeiro ? disse o diretor-gerente do IIF, Charles Dallara, em coletiva de imprensa.

Dallara divulgou uma carta que dirigiu ao diretor-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Dominique Strauss Kahn, poucos dias antes da assembléia semestral do FMI e do Banco Mundial.

? As respostas sistemáticas e coordenadas internacionalmente pelas autoridades são essenciais neste momento, e requerem o uso em grande escala, embora de forma temporária, de fundos governamentais ? afirmou Dallara.

O diretor-gerente do IIF, grupo integrado por quase 400 dos maiores bancos do mundo, pediu que o Congresso dos Estados Unidos aprove o plano de socorro financeiro.

Entre as medidas propostas por Dallara está que os Governos, os bancos centrais e as autoridades reguladoras continuem “apoiando, e fortalecendo quando necessário, o retorno ao funcionamento normal dos mercados bancários e monetários”.

? Depois das recentes iniciativas americanas para aliviar os mercados que têm ativos problemáticos, as autoridades dos EUA e da Europa têm que formular marcos para a resolução e recapitalização bancária ? afirmou.

Nesta quinta Dallara pediu ao FMI e aos países mais industrializados do mundo que considerem o “estabelecimento de um organismo regulador que coordene em nível global” que vigie e regule as regulamentações financeiras e a supervisão dos mercados.

Além disso, afirmou que “apesar dos passos dados já para resolver as instituições com problemas, é preciso fazer mais nos EUA e na Europa”.

? Quando for necessário, se deve injetar temporariamente capital do governo, para preservar a estabilidade do sistema ? acrescentou.

Sair da versão mobile