No Paraná, 1,4 mil lavouras foram atingidas e 1,6 mil em Santa Catarina. A pior situação é no Rio Grande do Sul onde 6 mil propriedades registram prejuízos. A família Lange plantou 35 mil pés de fumo em Cerro Branco e 30% das folhas foram perdidas.
– Não tem nada mais o que fazer agora. Uma parte está no seguro, outra parte não e perdeu tudo – comenta a produtora Rosane Lange.
De longe parece que está tudo certo, mas basta olhar as plantas de perto e já se vê as folhas quebradas e com buracos. Contabilizando as propriedades que já tinham sido atingidas por intempéries antes do mês de outubro, o número de lavouras atingidas nos Estados produtores chega a 12 mil nesta safra. No mesmo período da safra passada foram 4 mil lavouras.
– Nós não tivemos numa semana um acúmulo de tantos associados como ocorreu nesta safra – comenta o presidente da Afubra, Benício Werner.
De acordo com Werner, a todo momento chegam pedidos de produtores para avaliações dos estragos. Técnicos da afubra estão trabalhando em mutirão para atender os produtores.
Assista o vídeo: