Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Greve dos fiscais agropecuários contribuiu para redução nos embarques brasileiros, dizem analistas

Exportações de soja, café e açúcar registram queda em agosto na comparação com o mesmo período em 2011As exportações brasileiras de soja, café e açúcar no mês de agosto apresentaram queda na comparação com o mesmo mês do ano passado. Segundo analistas, a greve dos fiscais agropecuários encerrada na última segunda, dia 3, contribuiu para a redução dos embarques. Além disso, a colheita de algumas culturas foi prejudicada por causa do clima.

O carro-chefe do agronegócio brasileiro, a soja, embarcou em agosto deste ano cerca de 2,430 milhões de toneladas da matéria-prima, contra 3,6 milhões de toneladas registradas em 2011.

Segundo o analista Bruno Perottoni, o pico da exportação acontece tradicionalmente em julho e, depois desse período, normalmente ocorrem quedas. Para o analista, a greve dos fiscais agropecuários contribuiu para o menor volume embarcado. No Porto de Paranaguá, o mais tradicional do país na exportação de grãos, dos 120 navios que aguardavam autorização para atracar, 20 deixaram o complexo sem nenhuma carga.

No Porto de Santos, o maior da América Latina e responsável pela movimentação de açúcar, a greve também interferiu negativamente e puxou as exportações para baixo. De acordo com o consultor de mercado Paulo Costa, além do movimento grevista, outros fatores também contribuíram para a queda de 23% nas exportações de açúcar. Um dos motivos está no atraso de até 40 dias para o início da colheita da cana, como é o caso do Centro-Sul, maior região produtora do país.

Além da soja e do açúcar, também o café registrou queda nas exportações. Apenas entre julho e agosto, o Brasil deixou de vender em torno de 1,5 milhão de sacas. Na avaliação do diretor geral do Conselho dos Exportadores de Café no Brasil (Cecafé), Guilherme Braga, o motivo para a queda é bem semelhante com o que ocorreu com o açúcar. Segundo ele, em agosto do ano passado, o Brasil exportou cerca de 33,5 milhões de sacas. Já em 2012, apesar do balanço do mesmo mês ainda não ter sido divulgado, a previsão é de que o país alcance 29 milhões de sacas embarcadas.

Mesmo com a greve dos fiscais agropecuários e com a queda das commodities o milho registrou alta nos embarques. No começo do ano especialistas estimavam que o Brasil exportaria algo em torno de 14 milhões de toneladas. No entanto, a safra norte-americana aumentou as expectativas, o que pode fazer com que este número chegue a quase dobrar.

Sair da versão mobile