Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Grito do Ipiranga ocorre nesta quinta em Mato Grosso

Ato relembra manifestação de 2006, que reivindicou melhorias no campo, redução de impostos e definição da política agrícola 

Nesta quinta, dia 21, será relembrado o “Grito do Ipiranga”, um protesto realizado há 10 anos por produtores rurais de Mato Grosso. Eles pedem melhores condições de trabalho no campo, redução de impostos e uma política agrícola bem definida. São esperadas 2,5 mil pessoas. 

O repórter Marcelo Lara está em Ipiranga do Norte, no Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Herança Nativa, e mostra o local onde ocorrerá a manifestação e confraternização dos produtores. Ele conversou com o patrão do CTG local, José Sadi Noro.

Noro, que também é produtor rural, conta que as reivindicações serão apresentadas antes do meio-dia. Depois disso, os participantes terão para o almoço 55 leitões assados em churrasqueiras preparadas para a ocasião. “Depois disso, vai ter show, o que será bacana porque a coisa não está muito fácil para a agricultura neste ano”, lamenta o patrão do CTG.

De acordo com o prefeito de Ipiranga do Norte, Pedro Ferronato, cerca de 40% das lavouras do município foram perdidas pela seca, em decorrência do fenômeno climático El Niño. Por conta disso, o presidente do sindicato rural da cidade, Valcir Batista, afirma que o Grito do Ipiranga deste ano não será uma comemoração. “Investimos muito e esperávamos uma supersafra. Infelizmente, ela foi afetada e alguns produtores acumularam prejuízo”, disse Batista.

Sair da versão mobile