Grupo analisará participação do Brasil na Federação Internacional do Leite

Representantes do governo, dos produtores e da indústria devem se reunir no primeiro semestre de 2009A filiação brasileira na Federação Internacional do Leite (FIL) foi discutida durante a 17ª reunião ordinária da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva do Leite e Derivados, nesta terça, dia 9, em Brasília. Será criado um grupo, formado por representantes do Ministério da Agricultura, produtores, indústrias, cooperativas, academia e do Conselho Brasileiro de Qualidade do Leite, que deverá se reunir no primeiro semestre de 2009.

De acordo com o presidente da Câmara, Rodrigo Sant’anna Alvim, à medida que o Brasil se consolida como exportador e é considerado o sexto maior produtor de leite, é importante que o país participe das discussões internacionais sobre o setor lácteo.

? Se o Brasil, África do Sul e Egito ingressarem na Federação serão tratados assuntos relativos a 86% da produção mundial de leite, como qualidade do leite e normas de produção ? enfatizou.

Crédito

Na reunião foi debatida também a criação da Linha Especial de Crédito (LEC) para comercialização de leite. Segundo o coordenador-geral para Pecuária e Culturas Permanentes, João Antônio Fagundes Salomão, o aumento do limite de R$ 10 milhões para R$ 15 milhões por indústria autorizado pelo Conselho Monetário Nacional está tramitando no Ministério da Agricultura e deverá ser encaminhado nesta semana ao Ministério da Fazenda. A expectativa é que a portaria seja publicada no início de 2009.

Mercado

No período de janeiro a outubro deste ano foi exportado um bilhão de litros de leite. A expectativa é que a produção alcance, em 2008, 30 bilhões de litros, o que representa crescimento de 10% em relação a 2007.