Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Grupo analisará participação do Brasil na Federação Internacional do Leite

Representantes do governo, dos produtores e da indústria devem se reunir no primeiro semestre de 2009A filiação brasileira na Federação Internacional do Leite (FIL) foi discutida durante a 17ª reunião ordinária da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva do Leite e Derivados, nesta terça, dia 9, em Brasília. Será criado um grupo, formado por representantes do Ministério da Agricultura, produtores, indústrias, cooperativas, academia e do Conselho Brasileiro de Qualidade do Leite, que deverá se reunir no primeiro semestre de 2009.

De acordo com o presidente da Câmara, Rodrigo Sant’anna Alvim, à medida que o Brasil se consolida como exportador e é considerado o sexto maior produtor de leite, é importante que o país participe das discussões internacionais sobre o setor lácteo.

? Se o Brasil, África do Sul e Egito ingressarem na Federação serão tratados assuntos relativos a 86% da produção mundial de leite, como qualidade do leite e normas de produção ? enfatizou.

Crédito

Na reunião foi debatida também a criação da Linha Especial de Crédito (LEC) para comercialização de leite. Segundo o coordenador-geral para Pecuária e Culturas Permanentes, João Antônio Fagundes Salomão, o aumento do limite de R$ 10 milhões para R$ 15 milhões por indústria autorizado pelo Conselho Monetário Nacional está tramitando no Ministério da Agricultura e deverá ser encaminhado nesta semana ao Ministério da Fazenda. A expectativa é que a portaria seja publicada no início de 2009.

Mercado

No período de janeiro a outubro deste ano foi exportado um bilhão de litros de leite. A expectativa é que a produção alcance, em 2008, 30 bilhões de litros, o que representa crescimento de 10% em relação a 2007.

Sair da versão mobile