Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Grupo de Cairns diz que alto preço dos alimentos permite corte de subsídios

Ministros de 30 países se reúnem a partir desta segunda em Genebra para levar adiante a Rodada de DohaO Grupo de Cairns, integrado pelo Brasil e outras nações agrícolas exportadoras, afirmou que a alta dos preços dos alimentos e da receita dos produtores agropecuários oferece uma oportunidade única para o alcance de um corte substancial nos subsídios agrícolas concedidos por vários países ricos.

“Os países que mais subvencionam entregaram bilhões de dólares em ajudas que desequilibram o comércio, negando oportunidade a outros, inclusive a de os produtores pobres de países em desenvolvimento entrarem no mercado”, divulgou o grupo em entrevista coletiva.

Ministros de 30 países se reunirão a partir desta segunda-feira, dia 21, em Genebra, na Suíça, para levar adiante a Rodada de Doha, promovida pela Organização Mundial do Comércio (OMC).

Na opinião de analistas e negociadores, se esta tentativa não tiver êxito, a rodada estará fadada ao fracasso.

Em uma reunião marcada para que coordenassem suas posições, os ministros de vários países-membros do Grupo de Cairns – entre eles Argentina, Chile, Costa Rica e Peru – reivindicaram uma mudança na posição dos países que concedem subsídios milionários.

Os ministros disseram a jornalistas que, “se existir vontade política suficiente”, o documento que servirá de base para as negociações agrícolas desta semana poderá abrir caminho para a solução de temas fundamentais que estão pendentes.

Sair da versão mobile