? Além de aumentarmos a oferta do crédito ao produtor rural, no varejo, ampliamos nossa área de atuação nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste ? afirma Walmir Segatto, superintendente de Agronegócios do banco.
Com a integração, o Grupo passa a ter mais de 100 agências vocacionadas, ou seja, especializadas no atendimento aos produtores rurais. Um dos diferenciais da instituição no mercado é a atuação de 70 engenheiros agrônomos na área comercial, que exercem o papel de consultores para os clientes, tanto para área financeira quanto para a própria produção.
Essa especialização, por exemplo, é um dos principais fatores que levou o banco a liderar o ranking de seguros agrícolas. No ciclo 2008 2009, 35% dos financiamentos agrícolas realizados pelo Grupo Santander Brasil no varejo para as atividades de cana-de-açúcar, laranja, soja e milho foram assegurados, o que envolve 137 mil hectares dessas produções. A importância segurada total foi de R$ 237 milhões. Os clientes produtores de cana responderam por 57% deste volume, seguidos pelos produtores de laranja (18%), milho (12%) e soja (9%).
? Os seguros são fundamentais para a sustentabilidade dos negócios de ambas as partes dos produtores e do banco ? contribuindo com a viabilidade da produção rural e, consequentemente, da economia do País ? comenta o executivo.
Ele também ressalta que a subvenção ao prêmio para a modalidade agrícola, concedida pelo governo federal (e também do estadual, no caso de São Paulo), o aumento do limite estabelecido pelo Banco Central para quem contrata o seguro e a possibilidade de financiar o seguro com as mesmas taxas do crédito rural contribuem significativamente para o crescimento deste mercado. Além do agrícola, o Grupo Santander Brasil atua com outra modalidade de seguro rural, a de seguro de vida do produtor.
Ao longo dos anos, o Grupo Santander Brasil vem aumentando sua participação na cadeia produtiva. Em 2008, foi pelo sexto ano consecutivo, o maior repassador dos recursos do Funcafé entre os bancos privados. O programa tem quatro modalidades de financiamentos destinadas aos produtores rurais, suas cooperativas, beneficiadores, agroindústrias e exportadores, abrangendo todas as fases da cadeia produtiva.
Entre os diferenciais da instituição no mercado agropecuário, está a oferta da linha Cédula de Produto Rural (CPR). O Grupo também mantém linhas para o custeio agrícola e pecuário e para o financiamento de parcerias entre agroindústrias e produtores de aves e suínos, com diversos diferenciais com relação ao capital de giro tradicional oferecido.