Ainda segundo a São Martinho, a Usina Boa Vista será totalmente dedicada à produção de etanol. É a primeira unidade de produção no país que combina colheita 100% mecanizada e acionamento elétrico de moendas. Nesta primeira safra, deve processar 1,2 milhão de toneladas de cana e produzir 107 milhões de litros de combustível.
O tempo de conclusão da obra foi considerado recorde pelos diretores da empresa. Foram 15 meses até o início das operações em caráter experimental. A nova unidade produtiva compõe a estratégia da empresa, de triplicar a produção de cana-de-açúcar até 2020, chegando a 30 milhões de toneladas por ano.
Já para 2009, a expectativa é de processar 2 milhões de toneladas de cana, com a produção de 187 milhões de litros de etanol. Na safra 2010/2011, a São Martinho espera processar na Boa Vista 3,4 milhões de toneladas, com 318 milhões de litros. Também nesta safra, a empresa deverá ter a capacidade de gerar 65 MW de energia a partir de caldeiras de alta precisão, podendo comercializar um excedente de 41 MW.