O grupo de trabalho será formado por técnicos dos ministérios do Meio Ambiente e da justiça e da Fundação Nacional do Índio (Funai) e foi instalado nesta terça, dia 31, durante o seminário Gestão Ambiental em Terras Indígenas. Serão seis representantes dos índios e seis do governo federal. A equipe deverá fazer o levantamento nas áreas onde vivem os índios e propor estratégias de desenvolvimento sustentável.
De acordo com o ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, a população indígena voltou a crescer e é preciso garantir a sobrevivência sem desrespeitar a legislação ambiental. O ministro defendeu o treinamento de indígenas dentro das comunidades e citou alguns trabalhos que já existem, como as Brigadas Indígenas contra Incêndio.
Para o presidente da Funai, Márcio Meira, é preciso incentivar o intercâmbio entre os conhecimentos dos índios e o científico, usando a tecnologia disponível dentro das aldeias. No entanto, Meira lembra que é um trabalho urgente pois há 107 milhões de hectares de terras indígenas que precisam ter o desenvolvimento planejado de acordo com os princípios de gestão ambiental e gestão territorial.