Guarani deverá colher 10% menos cana que o previsto nesta safra

Segundo o presidente da empresa, excesso de chuvas e falta de sol levaram a uma floração excessiva e menor desenvolvimento da canaA Guarani deverá colher, na safra 2011/2012, 16,7 milhões de toneladas de cana-de-açúcar, volume cerca de 10% inferior aos 18,5 milhões de toneladas estimados no início do ano. Segundo o presidente da Guarani, Jacyr Costa Filho, a redução da moagem é resultado do grande volume de floração do canavial registrada nesta safra.

? Choveu demais em março sem uma quantidade suficiente de sol, o que levou a uma floração excessiva e menor desenvolvimento da cana ? explica.

A expectativa é de que o volume menor de cana faça com que as usinas da Guarani encerrem sua moagem a partir de meados de outubro.

? Estamos escalonando o encerramento das atividades das usinas, com a primeira parando na segunda quinzena de outubro e a última em meados de novembro ? disse.

Para o próximo ano, a Guarani trabalha com a expectativa de colher perto de 19 milhões de toneladas, recuperando parte do canavial perdido nas últimas duas safras. Porém, apenas na safra 2013/2014, a empresa deverá ultrapassar o volume de 20 milhões de toneladas, resultado obtido na safra 2009/2010.

? Estamos investindo na renovação do canavial para recuperar a capacidade ociosa deixada pela redução da oferta de cana provocada pelo clima e pela crise financeira de 2008 ? afirmou ele.