A inflação dos alimentos tem preocupado o consumidor brasileiro. Guido Mantega afirmou que os preços dos alimentos devem voltar à normalidade com a entrada da safra de grãos.
De acordo com o governo, medidas necessárias estão sendo tomadas para conter a inflação. Quanto aos preços dos alimentos que dispararam no país, Mantega creditou à forte seca do ano passado nos Estados Unidos, mas garantiu que é passageiro.
– Isso elevou os preços das commodities também porque no ano passado nós não desvalorizamos o real. Isso é bom para baratear os produtos brasileiros que são exportados, mas ao mesmo tempo isso aumentou a inflação. Mas esses episódios não devem ocorrer de novo em 2013. Não se espera uma seca nos EUA e também não se espera uma seca no Brasil. Então dois fatores que vão favorecer uma inflação menor este não do que no ano passado – disse Mantega.
O ministro afirmou também que o governo vai continuar com o programa de desoneração para garantir a competitividade do país. Os cortes devem chegar a R$ 70 bilhões até o final do ano. Para 2014, a estimativa é aumentar para R$ 88 bilhões.
– A economia brasileira apresenta um gradual crescimento. Nós estamos numa trajetória de crescimento maior do que no ano passado. Uma boa notícia é que o investimento está se recuperando. Nós já temos no trimestre de dezembro a fevereiro um investimento mais forte: produção de caminhões, investimento em máquinas e equipamentos – finalizou o ministro.