Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Agronegócio

Há avanço sobre escolha de local para assinar acordo com China, diz Trump

Em 1º de novembro, o presidente norte-americano disse que Iowa pode ser o novo local para a assinatura da fase um do pacto comercial com os asiáticos

Foto: Xinhua

O presidente da China, Xi Jinping, e o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, continuam em contato para definirem os detalhes do próximo encontro entre eles, disse o porta-voz ministério de Relações Exteriores da China, Geng Shuang.

“Com relação à reunião entre a China e os Estados Unidos, gostaria de salientar que o presidente Xi Jinping e o presidente Trump estão em constante contato por vários meios”, disse o porta-voz, ao responder a uma pergunta em coletiva regular de imprensa.

Na última sexta-feira, 1º de novembro, o presidente norte-americano disse que Iowa pode ser o novo local para a assinatura da fase um do pacto comercial com a China. A assinatura estava
prevista para os dias 16 e 17 deste mês, na cúpula da Cooperação Econômica Ásia-Pacífico (Apec), no Chile, mas o evento foi cancelado devido a uma onda de protestos no país.

De acordo com Trump, “o local da reunião, para mim, será bem fácil. Mas primeiro, vamos ver se conseguimos o acordo. E se conseguirmos o acordo, o local da reunião será muito fácil. Vai ser em algum lugar nos Estados Unidos”, acrescentou.

Falando a repórteres nesta domingo, 3, Trump defendeu sua política de adotar tarifas à China. “Desde que assumi o cargo, recebemos trilhões de dólares. Trilhões e, francamente, a China perdeu trilhões de dólares, como você bem sabe. Somos de longe a economia número um do mundo”, disse. Ainda assim,”minha relação com a China é muito boa”, concluiu

Antes do anúncio de Trump, o Ministério de Comércio chinês disse, em comunicado, que as negociações estavam avançando, e que os dois lados “chegaram a um consenso em princípio” e estavam discutindo os arranjos das próximas consultas, após um telefone entre os chefes de ambas as delegações comerciais.

Sair da versão mobile