Só na região de cobertura do Sindicato Rural de Lajeado, no interior do Rio Grande do Sul, são mais de 200 projetos entre reformas e casas novas. A demanda comprova a necessidade de subsídios para a construção de moradias, como é o caso dos produtores rurais, Sérgio e Selmira Mann, que construíram a sua primeira casa de tijolos do casal com o financiamento do banco.
? Até pouco tempo atrás, havia crédito para o produtor fazer um chiqueirão, fazer uma estrebaria, mas não havia um crédito subsidiado para ele fazer a sua casa, para ter mais qualidade de vida. Este é um programa que leva dignidade para o homem do campo e fixa o produtor lá no meio rural, onde ele pode viver com qualidade, produzindo alimentos ? declarou o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Lajeado, Adilson Carlos Metz.
Segundo o presidente da Cooperativa Habitacional da Agricultura Familiar, Juarez da Rosa Cândido, o programa, por ser de habitação, é bastante burocrático.
? Tem a responsabilidade civil; tem o projeto de engenharia, tem o projeto tecnossocial; mas, principalmente, um dos maiores entraves que temos é a documentação dos terrenos ? destaca.