O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, recebe nesta terça-feira (30), às 10h, o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, para uma reunião, na sede do ministério da Fazenda, em Brasília. Fávaro vai discutir com Haddad medidas emergenciais para o setor.
O socorro passa por eventual renegociação dos financiamentos do Plano Safra 2023/24.
- Confira na palma da mão informações quentes sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo: siga o Canal Rural no WhatsApp!
Na entrevista, Fávaro disse que ficou de apresentar ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, até amanhã, o cenário do setor e algumas alternativas que estão sendo construídas. “Disse ao presidente que temos experiência de enfrentar uma crise dessa magnitude, de quebra de safra e preços achatados. A diferença que propomos é que não precisamos deixar a crise se instalar para que as medidas sejam tomadas. O governo já mostrou que é sensível e já saneou uma crise semelhante em 2008, quando editou a medida provisória da repactuação das dívidas e concedeu crédito aos produtores. Então, por que não nos antecipamos? O presidente gostou da ideia. Temos a experiência e vamos nos antecipar”, disse o ministro da Agricultura na última quinta-feira.