A solenidade ocorreu na noite da terça e reuniu representantes das diversas entidades do agronegócio brasileiro, incluindo o ministro da Agricultura, Neri Geller. A mudança deveria ter ocorrido em maio do ano passado, mas foi adiada devido ao estado de saúde do então presidente, o deputado Homero Pereira, falecido em outubro. Heinze, que era vice, assumiu a presidência.
Além de Luis Carlos Heinze, foram confirmados nos cargos da FPA o vice-presidente para o Senado, Waldemir Moka (PMDB-MS), o vice-presidente para a Câmara, Marcos Montes (PSD-MG), o Coordenador Político para o Senado, senador Sérgio Souza (PMDB-PR), o coordenador Político para a Câmara, deputado Abelardo Lupion (DEM-PR) e o Coordenador Institucional, deputado Nilson Leitão (PSDB-MT).
Também fazem parte da diretoria os vice-presidentes da Região Sul, deputado Alceu Moreira (PMDB-RS), o vice-presidente da região Sudeste (PSD-SP), o vice para o Centro-Oeste, deputado Reinaldo Azambuja (PSDB-MS), o vice para o Nordeste, Geraldo Simões (PT-BA) e o vice da Região Norte, deputado Giovani Queiróz (PDT-PA).