>> Veja fotos da lagarta encontrada em Dourados
Nesta segunda, dia 7, o técnico percorreu as 35 propriedades de associados da Coamo para verificar a situação. A helicoverpa foi encontrada em apenas duas, distantes entre si cerca de cinco quilômetros em linha reta. Nessa segunda visita, o técnico coletou mais lagartas para análise da Embrapa. As amostras foram entregues ao entomologista [especialista em insetos] Crébio José Ávila, um dos pesquisadores da Embrapa que está estudando a Helicoverpa armigera.
– Segundo ele, tem 99% chance de ser a armígera. Na segunda nós coletamos mais 300 lagartas para confirmar através do adulto. Isso demora em torno de 10 dias. Provavelmente no começo da próxima semana teremos o resultado – disse Mignoso.
O técnico da Coamo explicou que as propriedades em que a lagarta foi encontrada ainda não haviam passado dessecante para eliminar a buva antes do plantio. A maioria das lagartas encontradas em Dourados estavam em estágio de desenvolvimento bastante avançado.
A buva é uma planta daninha de entressafra que ocorre nas lavouras de trigo, soja e milho. Ela pode desenvolver resistência a herbicidas como o glifosato.