Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Helicoverpa infesta áreas com plantas tigueras em Mato Grosso

Técnicos do Mapa visitaram cinco grandes propriedades e encontraram alto índice de infestação da lagarta em todas elasTécnicos do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa) visitam propriedades e registram um alto nível de infestação pela lagarta helicoverpa em áreas com plantas tigueras.

>> Veja fotos da lagarta

O fiscal do Mapa em Mato Grosso, Wanderlei Dias Guerra, relata que visitou cinco grandes propriedades e encontrou a lagarta em todas as áreas. Guerra, é um dos coordenadores do Grupo Helicoverpa Mato Grosso, criado para levar informações e auxiliar os produtores no controle da lagarta helicoverpa.

O que mais chamou a atenção do técnico nas propriedades que visitou foi o grande número de lagartas encontradas em plantas tigueras –  também conhecidas como restolho, ou seja, aquelas que germinam a partir de grãos perdidos na colheita e se tornam grandes hospedeiras de pragas e doenças. Amostras retiradas das lavouras foram levadas para um laboratório na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), que constatou alto índice de infestação em todas.

Para a Aprosoja-MT, o aparecimento precoce da lagarta helicoverpa, no início do plantio, reforça a necessidade dos produtores estarem atentos. O descuido nesse momento pode trazer muitos prejuízos mais adiante na safra.

>> Conheça a lagarta e veja ações de manejo para combatê-la

Clique aqui para ver o vídeo

Sair da versão mobile