Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Hidrelétricas no Sudeste e Centro-Oeste continuam com menos de 30% de água armazenada

Nível permanece muito abaixo do esperado para o período. Em janeiro de 2012, índice era de 76,23%O nível dos reservatórios das principais usinas hidrelétricas das regiões Sudeste e Centro-Oeste mantiveram-se até esta quinta, dia 10, em 28,67%, de acordo com um levantamento divulgado pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), órgão de coordenação e controle da operação da geração e transmissão de energia elétrica no Sistema Interligado Nacional (SIN).

Houve uma ligeira elevação em relação ao nível aferido no último dia 6, que era 28,54%, mas permanece muito abaixo do nível de armazenamento de água para o período, que há um ano, em janeiro de 2012, por exemplo, era 76,23%.

O nível mais alto entre os reservatórios do Sudeste, de acordo com  ONS, é o da Usina Mascarenhas de Morais (em Minas Gerais), no Rio Grande, com 77,04% da sua capacidade de água. A seguir, vem o reservatório das usinas de Ilha Solteira (entre São Paulo e Mato Grosso do Sul) e Três Irmãos (em São Paulo), no Rio Paraná, com 53,62%.

Na região Sul, os principais reservatórios das usinas hidrelétricas apresentam níveis bem mais altos do que nas áreas do Sudeste e Centro-Oeste do país. O reservatório da Usina de Segredo, no Rio Iguaçu, estado do Paraná, está quase com a capacidade máxima de água armazenada: 97,32%.

Na quarta, dia 9, entretanto, o  diretor-geral do ONS, Hermes Chipp, confirmou que o absatecimento de energia elétrica em 2013 está garantido. Segundo ele, as chuvas devem recomeçar e agregar até seis mil megawatts de energia às usinas hidrelétricas do país até abril.

Sair da versão mobile