SAÚDE!

Hoje é Dia da Cerveja: Brasil é o terceiro produtor mundial

Malte de cevada, água, lúpulo e levedura. Esses são os principais ingredientes de uma cerveja

Malte de cevada, água, lúpulo e levedura. Esses são os principais ingredientes de uma cerveja.

O Brasil é o terceiro maior produtor mundial de cerveja, ficando atrás da China e dos Estados Unidos.

A produção depende, em sua grande parte, de insumos importados.

Segundo dados da nova edição do Anuário da Cerveja, referentes ao ano de 2022, o setor cervejeiro cresceu 11,6%, com a abertura de 180 novos estabelecimentos.

Ao todo, o Brasil registra 1.729 cervejarias.

Em 2023, o volume de vendas de 16,1 bilhões de litros, um crescimento de 4,5% em relação a 2022, de acordo com dados da empresa de mercado Euromonitor International, para o Sindicato Nacional da Indústria da Cerveja (Sindicerv).

Para o presidente executivo do Sindicerv, Márcio Maciel, os números comprovam o potencial do mercado do setor cervejeiro nacional, que demonstrou evolução, mesmo diante de um cenário econômico desafiador, marcado por taxa de juros em alto patamar e expectativa de inflação em elevação.

“A cadeia produtiva da cerveja contribui com mais de 2 milhões de empregos diretos, indiretos e induzidos e geração de 2% do Produto Interno Bruto Nacional. Para cada emprego em uma cervejaria são criados 34 novos postos de trabalho em toda a cadeia produtiva, segundo estudo da Fundação Getúlio Vargas (FGV) para Sindicerv.

Em números, a cadeia gera mais de 27 bilhões em salários e é responsável por mais de R$ 49,6 bilhões (base 2022) de tributos por ano, sendo um dos principais colaboradores para o crescimento do Brasil”.

O Brasil possui uma cervejaria registrada para cada 123.376 habitantes. A marca representa um aumento de 10,4% na densidade cervejeira do país, que em 2021 era de 137.713 habitantes para cada estabelecimento.