DECLARAÇÃO

'Hoje é o Dia do Fazendeiro, mas será que temos algo para comemorar?', questiona vice-presidente da Faesp sobre marco temporal

Para Tirso Meirelles, vice-presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (Faesp), a decisão do STF sobre o marco temporal gera insegurança jurídica

Tirso Meirelles fala sobre marco temporal das demarcações de terras indígenas
Foto: Franco Rodrigues/Canal Rural

Para Tirso Meirelles, vice-presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (Faesp), a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre o marco temporal gera insegurança jurídica.

Em um vídeo, ele expressou preocupação com o resultado do julgamento.

“Atualmente, temos cerca de 600 mil indígenas ocupando aproximadamente 117 milhões de hectares de terra no Brasil, uma área maior do que toda a usada para produção agrícola, que gera 320 milhões de toneladas de produtos, contribuindo com mais de US$ 100 bilhões para nossa economia”.

“Precisamos discutir a função social da propriedade, tanto rural quanto urbana, e seu impacto no futuro do país. A insegurança jurídica resultante desse julgamento é uma preocupação, apesar do respeito pelo Supremo Tribunal Federal. Hoje é o Dia do Fazendeiro, mas questionamos se há motivos para comemorar:?”, questiona Meirelles.