Horário de verão terá início em 19 de outubro

Data foi definida pelo Comitê de Monitoramento do Setor ElétricoO Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE) definiu em nesta quinta, dia 28, que os relógios deverão ser adiantados em uma hora a partir da zero hora do dia 19 de outubro de 2008 até a zero hora do dia 15 de fevereiro de 2009. A medida vale para as Regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste.

A previsão do Operador Nacional do Sistema (ONS) é que haja uma redução entre 4% e 5% na demanda no horário de pico, cerca de 2 mil MW. No Sudeste e Centro-Oeste, a redução na demanda deve chegar a 1.790 MW, o que equivale a uma cidade com cinco milhões de habitantes. Já na Região Sul, a estimativa de redução é de 528 MW, suficiente para abastecer uma cidade de 1,5 milhão de habitantes.

O principal objetivo do horário de verão é a redução da demanda máxima durante o horário de pico de carga do sistema elétrico brasileiro. A mudança de comportamento dos consumidores associado com o retardo do início da utilização da iluminação pública reduz a coincidência do consumo de energia elétrica acarretando queda do consumo nos horários de pico no Sistema Interligado Nacional (SIN).

Como conseqüência ocorre uma maior segurança e confiabilidade operativa do sistema nas horas mais críticas, minimizando a necessidade de investimentos para atendimentos sazonais em áreas localizadas, evitando-se também a sobrecarga nas linhas de transmissão, subestações, sistemas de distribuição e unidades geradoras de energia.

Além do Distrito Federal, a medida abrange os mesmos estados dos últimos dois anos: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Essa abrangência é explicada pelo fato de ser possível um aproveitamento mais eficiente da luz solar nessa época do ano nesses estados.

A mudança de horário no período do verão é um recurso adotado por diversos países do Hemisfério Norte (de março a outubro) e do Hemisfério Sul (outubro a março). Entre eles estão grande parte da Europa, os Estados Unidos, Rússia, Austrália, Nova Zelândia, Chile, Paraguai e Uruguai.

Comitê

Na reunião do comitê, o ONS apresentou aos membros do Comitê as condições de atendimento eletroenergeticas do SIN. Os níveis de precipitações ocorridos entre junho e agosto estão compatíveis com a época do ano, não sinalizando qualquer dificuldade no período de estiagem. Portanto, os cenários projetados indicam condições normais de atendimento.

O CMSE avaliou ainda a aplicação dos procedimentos operativos de segurança para os cenários de referência de afluência (Nível Meta). Pela análise dos dados apresentados pelo ONS ficou mantido o atual despacho de geração.

A CCEE apresentou aos membros do Comitê os resultados do primeiro Leilão de Energia de Reserva. Em resumo, 31 usinas negociaram no leilão, totalizando, aproximadamente, 2.380 MW de capacidade. O montante negociado atingiu a cifra de 10,7 bilhões de reais.

O Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE) foi criado pela lei 10.848, de 2004, com a função de acompanhar e avaliar permanentemente a continuidade e a segurança do suprimento eletroenergético em todo o território nacional.