Diversos

Agricultura familiar: SP tem 135 projetos aprovados para operar programa de alimentos

Entrega ao longo de 2020/2021 será de aproximadamente 5,1 mil toneladas, principalmente de hortaliças e frutas

Um total de 1.795 agricultores familiares, pequenos produtores rurais assentados da reforma agrária e agricultores quilombolas receberam o aval da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), em São Paulo, para comercializar sua produção por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), na modalidade de Compra com Doação Simultânea. O investimento na ação é de mais de R$ 12 milhões, provenientes do Ministério da Cidadania.

Os 135 projetos aprovados para operar o PAA terão sua execução ao longo de 2020/2021, com a entrega de aproximadamente 5,1 mil toneladas de alimentos, em sua maioria hortaliças e frutas, aos Bancos de Alimentos. Os produtos serão doados a pessoas em situação de vulnerabilidade nutricional e alimentar no estado. A estimativa é de que os alimentos cheguem na mesa de 558.678 pessoas localizadas em 56 municípios paulistas durante os próximos 12 meses.

O aumento do número de propostas aprovadas nesta modalidade do PAA foi possível com a abertura do PAANet em maio, para retransmissão das propostas que já constavam na base de dados da Conab. Dos 135 projetos citados, 75 foram retransmitidos nesta 1ª etapa de seleção de propostas do PAA/CDS este ano.

Operacionalizado pela Conab com recursos do Ministério da Cidadania, o PAA é uma política pública que oferece aos pequenos agricultores, vinculados a associações ou cooperativas, a garantia de compra de sua produção, gerando renda e inclusão social no meio rural. Na modalidade de Compra com Doação Simultânea, o programa contribui para a promoção da cidadania e a melhoria da qualidade de vida de pessoas em situação de risco alimentar.