Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Coreia do Sul abre mercado para Brasil exportar manga

Negociações tiveram início há 13 anos; em novembro do ano passado, missão coreana realizou inspeção no Vale do São Francisco

Fonte: Pixabay/divulgação

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) divulgou nesta sexta-feira, dia 24, que estão vigentes desde a última quarta, dia 22, os requisitos fitossanitários para a exportação de mangas do Brasil para a Coreia do Sul. As negociações com o país asiático, iniciadas em janeiro de 2004, foram tema de discussão bilateral durante a missão realizada pelo ministro Blairo Maggi à Ásia, em setembro do ano passado.

A partir desta decisão anunciada pelo governo sul-coreano, o setor privado avaliará os aspectos tarifários e de logística para verificar a competitividade e efetividade de exportações da fruta para o país.

De acordo com o Mapa, no ano passado a Coreia do Sul importou manga de países como Tailândia, Filipinas, Taiwan, Vietnã, Paquistão, Austrália, Índia, Peru e Estados Unidos, o equivalente a mais de US$ 48 milhões.

Em novembro, durante visita do ministro Blairo Maggi à região do Vale do São Francisco, uma missão da Coreia do Sul esteve inspecionando as frutas do local para análise fitossanitária. Na oportunidade, o ministro mostrou-se confiante de que o resultado seria positivo.

Uma das principais metas estabelecidas pelo Mapa é aumentar a participação brasileira no mercado internacional do agronegócio de 6,9% para 10% em um prazo de cinco anos. E o mercado asiático é visto como prioritário pelo governo.

Sair da versão mobile