O tomate é uma das principais hortaliças produzidas no Brasil, de acordo com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), e é indispensável na mesa de muitas pessoas. A salada, o assado ou o molho ficam muito mais ricos (em vários sentidos) caso o fruto seja plantado dentro de casa. A boa notícia é que o processo não é muito difícil.
Com plantio favorável entre os meses de abril e junho, segundo a Embrapa, o tempo para colheita varia entre 90 e 120 dias. O tomate gosta de locais bastante iluminados e, na medida em que a planta cresce, precisa de suporte para que os galhos não entortem e quebrem com o peso do fruto. Ela pode ser amarrada em pedaços de bambu ou pequenas estacas de madeira.
Assim como as demais hortaliças, é preciso ficar atento na hora de regar. Antes de aguar, veja se a terra já não está úmida e, de preferência, regue a planta sempre no mesmo horário, no começo da manhã, quando o sol não está forte, ou durante a noite.
Cauã Messinetti, da Morada da Floresta, casa que promove soluções e educação socioambientais na cidade de São Paulo, ensina como ter um pé de tomate em apenas nove passos.
Materiais
Caixa de feira
Saco de lixo de 20 litros
Grampeador manual
Argila expandida
Bidim ou pedaço de pano (de chão, camiseta velha etc.)
5 kg de terra
3 kg de húmus
1 kg areia
Sementes do tomate
Passo 1
Forre o fundo da caixa de feira com o saco de lixo e grampeie ao longo das bordas e extremidades
Dica: caso não tenha um grampeador manual, o peso da terra também sustenta o saco
Passo 2
Misture as porções de terra, húmus e areia
Passo 3
Cubra o fundo da caixa com uma camada de argila expandida. Ela irá drenar a água da rega
Passo 4
Coloque o bidim ou um pedaço de pano por cima da argila expandida. A manta filtra a água e separa a terra da argila
Passo 5
Coloque a terra na caixa até cobrir o saco plástico. Cuidado para não compactá-la
Passo 6
Com a ponta do dedo, faça furos de aproximadamente um centímetro de profundidade na terra, mas fique atento ao espaçamento entre eles. Uma caixa de feira comporta até seis furos
Passo 7
Retire as sementes do tomate
Passo 8
Coloque de duas a três sementes em cada buraco, cobrindo-as com cuidado para não compactar a terra
Dica: para potencializar a germinação, o ideal é que as sementes sejam retiradas do tomate e sequem de dois a três dias no sol
Passo 9
Regue a planta
Dica: molhe a planta com um regador ou borrifador, pois assim a água não cairá com tanta força na terra a ponto de fazer um buraco e prejudicar a germinação da semente.
Lembre-se de que os estágios iniciais da planta são bem frágeis.