A 29ª edição da Hortitec começou nesta quarta-feira (19) em Holambra, no interior de São Paulo, e vai até sexta-feira (21). O evento, que visa trazer inovação e capacitação aos produtores rurais de frutas e hortaliças, espera movimentar cerca de R$ 450 milhões.
- Confira na palma da mão informações quentes sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo: siga o Canal Rural no WhatsApp!
Localizada a 132 km da capital paulista, Holambra, conhecida como a capital da floricultura, é o palco do evento que ocupa 30 mil metros quadrados do Parque Expoflora. A feira destaca-se pela apresentação de novas variedades genéticas de plantas e avanços tecnológicos que buscam aumentar a produtividade e reduzir custos de produção.
Entre os expositores, a Embrapa marca presença com cinco unidades trazendo diversos lançamentos. Em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), a Embrapa lançará o HubTech de Ater Digital e o Hub de Batata Doce. A empresa também apresenta a cultivar de morango Fênix, a primeira desenvolvida no país, que tem mostrado alta produtividade e competitividade no mercado nacional.
Outra inovação destacada na Hortitec é uma máquina desenvolvida pela Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati) que promete solucionar problemas de mão de obra nos viveiros. A máquina produz mudas em embalagens de papel biodegradável, substituindo os tradicionais saquinhos plásticos, oferecendo uma solução ecologicamente correta.
A feira também conta com empresas que oferecem produtos e soluções para os produtores rurais. Um exemplo é um expositor que apresenta fertilizantes produzidos a partir de resíduos orgânicos, que têm demonstrado boa produtividade e alta adesão dos produtores.
Até sexta-feira, espera-se que 35 mil pessoas visitem a Hortitec.