Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Iapar desenvolve palmeira com vantagens econômicas e nutricionais

Nova cultivar deve ser lançada ainda este ano como alternativa de geração de renda para pequenos e médios produtoresO Instituto Agronômico do Paraná (Iapar) desenvolveu uma variedade de palmeira que promete vantagens econômicas para o produtor e nutricionais para o consumidor. O material deve ser lançado ainda este ano como opção de renda em pequenas e médias propriedades.

A palmeira nativa de palmito pupunha tem espinhos que protegem a planta. A pesquisa do Iapar chegou a uma variedade com tronco liso, o que facilita o manejo. Conforme o pesquisador Paulo Guilherme Ferreira, a planta ainda tem a capacidade de “produzir filhotes” que substituem a árvore que morre depois da extração do palmito. A resistência à geada é outra vantagem.

Os frutos da palmeira de pupunha também podem gerar renda. O pesquisador decidiu avaliar o valor nutricional da polpa, que é muito consumida no norte do país, e descobriu 10 vezes mais teor de pró-vitamina A do que tem a cenoura.

O Iapar espera lançar a nova variedade de palmito pupunha ainda este ano como uma alternativa tanto para o produtor que já planta palmito, como para quem busca diversificação. E, como a pupunha é uma planta perene, ele pode colher o palmito em três anos e depois esperar mais sete e obter nova renda com os frutos, principalmente se adotou o sistema de consórcio com outra cultura.

? O agricultor tem uma alternativa de renda, pois pode intercalar com uma lavoura como a de café e ao mesmo tempo tem a opção de ter o palmito como fruto. O consumo no Sul do país vai aumentar em razão das características nutricionais que a planta tem ? diz Ferreira.

A polpa, que é branca, fica amarelada quando cozida pela presença de caroteno. E é fibrosa, o que também é bom para o organismo. O caroço é, na verdade, a semente. Duzentas mudas devem estar disponíveis para o produtor até o final do ano.

O diretor técnico da Associação Brasileira de Produtores de Palmeira Real (Abrapalmer), João Viotto Neto, ficou otimista com a pesquisa do Iapar. Ele disse que há pesquisas de aproveitamento nas cinco variedades de palmito cultivadas hoje no Brasil. O pequeno fruto da palmeira real, por exemplo, pode virar suco. E há estudos para a produção de farinha e sorvete. O importante é ganhar o mercado sem investir alto.

? Acho que isso pode agregar uma renda muito importante para o produtor, porque já se tem um custo fixo. Se você aumentar a exploração, não vai aumentar o seu custo fixo, só o variável, e isso é bastante importante para o produtor. Vale a pena investir. Eu já estou pensando nisso ? conta João Viotto Neto.

Sair da versão mobile