Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Ibama apreende balsa com madeira ilegal no Pará

Empresa infratora iria "esquentar" produto e vendê-lo em BelémFiscais do Ibama apreenderam na última sexta, dia 7, uma balsa carregada com 620 metros cúbicos de madeira ilegal, o equivalente a cerca de 25 caminhões cheios, em Medicilândia, no oeste do Pará. Segundo os agentes, ela faz parte de um esquema que abastece serrarias na capital do Estado com a extração ilegal das florestas na região do rio Macapixi, a cerca de 600 quilômetros de Belém. Tanto a madeira quanto a embarcação, após a conclusão do processo administrativo no Ibama, serão doadas a obras

Com 40 metros de comprimento, avaliada em R$ 2 milhões (com o rebocador), a balsa estava carregada com 258 toras recém-derrubadas da árvore amazônica tauari ao ser flagrada pelos agentes, que chegaram de helicóptero ao trecho isolado do rio.

? Faz tempo que investigamos esse movimento suspeito ? disse o chefe da Divisão de Fiscalização do Ibama em Santarém, Givanildo dos Santos Lima, que comandou a ação.

Além de perder o barco e a carga, a empresa recebeu multa de R$ 180 mil por transportar produto florestal sem licença do órgão ambiental. O alvo do esquema, segundo os fiscais, era a madeira dos Projetos de Desenvolvimento Sustentável (PDS) ainda em fase de implantação na região do Macapixi.

? Os infratores iriam tentar vender o produto como se ele viesse de uma exploração regular, usando as Guias Florestais de um projeto de manejo próximo. Ou seja, iriam esquentar a madeira retirada ilegalmente e enviá-la com os documentos fraudados para as serrarias de Belém ? explica Givanildo.

Sair da versão mobile