O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) apreendeu defensivos agrícolas ilegais e resíduos perigosos na fronteira oeste do Rio Grande do Sul.
A operação, realizada entre os dias 25 e 29 de setembro, resultou em 31 notificações, 11 autos de infração e um termo de embargo, com multas que somam R$ 765 mil.
As equipes do Ibama atuaram nos municípios de São Borja, São Luiz Gonzaga, Santo Antônio das Missões, Santiago, Capão de Cipó, São Francisco de Assis, Manoel Viana e Alegrete.
Fiscais do Ibama encontraram defensivos vencidos, pesticidas guardados em locais inapropriados e descarte inadequado de embalagens.
Nas empresas de reciclagem, os fiscais encontraram resíduos perigosos e contaminantes em reciclagem, como embalagens de defensivos e de óleos lubrificantes, e produtos hospitalares.
A operação contou com a participação de três equipes das unidades técnicas de Uruguaiana, Bagé, Santa Maria, Rio Grande e da Superintendência do Ibama no estado.
Segundo o Ibama, as ações são importantes para coibir o contrabando e o uso de defensivos agrícolas ilegais, que representam riscos à saúde humana e ao meio ambiente.
As multas aplicadas serão revertidas ao Fundo Nacional do Meio Ambiente (FNMA) para a implementação de projetos de recuperação ambiental.