Fiscais do Ibama embargaram 10 mil hectares de terra em 11 fazendas no Tocantins, estado que faz parte do Matopiba (fronteira agrícola localizada entre Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia).
A operação, denominada Terra Proibida, foi deflagrada em 18 de setembro e contou com o apoio do Batalhão de Polícia Militar Ambiental e do Centro de Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente.
A ação fiscalizou o cumprimento de embargos impostos pelo Ibama por infrações ambientais, como desmatamento ilegal, impedimento de regeneração em área embargada, descumprimento de embargos e execução de atividades sem licenciamento.
Ao todo, foram lavrados 23 autos de infração, sendo oito por descumprimento de embargo. As multas emitidas somam R$ 19,6 milhões.
Entre as irregularidades encontradas nas fazendas estão:
- Desmatamento de floresta nativa;
- Impedimento de regeneração de área embargada;
- Execução de atividades de pecuária sem licenciamento ambiental.
As fazendas embargadas estão localizadas nos municípios de Lagoa da Confusão, Duere, Formoso do Araguaia, Pium e Cristalândia.
A Operação Terra Proibida faz parte do Plano Nacional de Proteção Ambiental do Ibama. O objetivo é combater crimes ambientais e proteger o meio ambiente em todo o Brasil.