Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Ibama expede licenças para três assentamentos em Goiás

Medida deve beneficiar cerca de 200 famíliasO Ibama expediu duas Licenças Ambientais Prévias (LPs) e uma Licença de Instalação e Operação (LIO) para projetos de assentamento (PAs) da reforma agrária em Goiás. O PA Pontal do Araguaia, nos municípios de Novo Planalto e São Miguel do Araguaia, recebeu a LIO para sua regularização e os PAs Sonho Real, em Caçu, e Palmares (antigamente conhecido como Fazenda Quinta da Bicuda), em Varjão, as LPs.

As licenças irão beneficiar cerca de 201 famílias assentadas nessas áreas. Agora, o Incra-GO vai proceder os encaminhamentos e orientações das licenças para colocar em prática os projetos de manejo sustentável. Esses documentos permitem que a autarquia crie novos assentamentos e/ou legalize a situação dos existentes.

Depois da expedição das LPs, o Incra entra com o pedido de liberação da LIO, licença que autoriza a implantação e operação dos PAs, observadas a viabilidade técnica das atividades propostas, as medidas de controle ambiental e demais condicionantes para sua operação.

O PA Palmares é considerado um marco da reforma agrária no Brasil. Omóvel pertencia ao acusado de tráfico de drogas Antônio dos Santos Damaso. O Incra depositou R$ 6,3 milhões na conta judicial da Justiça Federal de Goiás para a aquisição do imóvel no dia 16 de novembro daquele ano.

O imóvel, apesar de produtivo, foi destinado à reforma agrária por conta do suposto envolvimento do antigo dono com o narcotráfico. Essa foi a primeira experiência desse tipo de aquisição de terras para fins de reforma agrária no país.

Sair da versão mobile