Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Ibama fará levantamento ambiental antes de retirar produtores da Raposa Serra do Sol

Ministro acredita que pesquisa não atrasará desintrusão da terra indígenaA decisão sobre como e até quando será feita a retirada dos produtores rurais não-índios da Terra Indígena Raposa Serra do Sol, em Roraima, vai depender, também, de um estudo ambiental a ser feito pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) sobre possíveis danos causados pela produção de arroz e de gado na área.

De acordo com o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Carlos Ayres Britto, relator da ação sobre a demarcação da reserva cujo julgamento foi finalizado na semana passada, a partir desse estudo, o Ibama também vai apresentar uma proposta de plano de retirada dos arrozeiros do local.

? Hoje (nessa segunda, dia 23, pela manhã, convoquei o Ibama, porque de fato percebi o óbvio: que é preciso que o instituto vá à área e faça o levantamento de eventuais degradações ambientais, para depois identificar as autorias e faça um plano de exclusão com o mínimo de dano ambiental possível, porque a própria movimentação de gado e equipamentos pode causar danos ambientais ? disse o ministro, após reunião com o advogado-geral da União, José Antonio Dias Toffoli, e representantes da Fundação Nacional do Indio (Funai) e do Ibama.

Além do estudo feito pelo Ibama, a Funai deve apresentar uma proposta de retirada. Também está sendo discutido um plano de reassentamento, feito pela Funai, sem prejuízo das indenizações por benfeitorias de boa-fé.

O ministro, no entanto, não acredita que esses levantamentos cheguem a atrasar a decisão sobre a desintrusão da terra indígena. Ainda assim, ele preferiu não definir um prazo, enquanto os levantamentos não forem finalizados.

 

Sair da versão mobile