Ibama lança operação que pretende coibir exploração e industrialização ilegal de produtos florestais

Operação Dinizia será deflagrada em RondôniaIniciou na segunda, dia 2, a Operação Dinizia, que tem como principal objetivo coibir ilícitos ambientais relativos à exploração e industrialização ilegal de produtos e subprodutos florestais, especialmente o combate aos "créditos virtuais", o "esquentamento" de madeira ilegal, muitas vezes proveniente de Terras Indígenas e Unidades de Conservação.

Segundo o Ibama, a operação será deflagrada em Porto Velho, especialmente nos distritos de Jaci-Paraná, Vista Alegre do Abunã, Extrema e Nova Califórnia. Participam da operação, além do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), o Instituto Chico Mendes de Biodiversidade, a Polícia Federal, a Força Nacional de Segurança, a Polícia Rodoviária Federal e o Sistema de Proteção da Amazônia. Em conjunto, esses órgãos formam a Comissão Interministerial de Combate aos Crimes e Infrações Ambientais (CICCIA).

? A união dos órgãos federais em ação conjunta é a maneira mais viável para combater os ilícitos ambientais. Ação que se apresenta coroada pela integração das entidades que compõem o CICCIA ? avalia o superintendente do Ibama de Rondônia, César Guimarães.

Dinizia excelsa Ducke é o nome científico da popular Faveira Ferro ou Angelim Vermelho, uma das árvores de maior porte e altura da Região Norte. É uma madeira muito pesada e resistente e vastamente utilizada na construção civil, sendo por isso, uma das espécies mais exploradas ilegalmente na Amazônia. Daí surgiu a inspiração para o nome da Operação.

A operação não tem previsão para término.