O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) concluiu, na sexta-feira (8), a Operação Caliandra, que fiscalizou a produção ilegal de grãos em áreas embargadas no Matopiba, fronteira agrícola localizada nos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia
A ação do Ibama inspecionou 4.840,52 hectares no Matopiba, resultando na emissão de um total de 26 autos de infração.
- Confira na palma da mão informações quentes sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo: Siga o Canal Rural no WhatsApp!
O valor de multas aplicadas superou R$19 milhões, além de resultar na apreensão de bens no valor de R$ 2.210.000.
Os proprietários das áreas embargadas foram notificados para apresentar as notas fiscais relativas à venda da produção sobre a área embargada.
De acordo com a legislação, aquele que adquire ou comercializa produto produzido sobre área objeto de embargo também comete infração ambiental.
Ibama e o Cerrado
A operação no Matopiba é uma ação do Ibama para combater o desmatamento ilegal no Cerrado.
O Cerrado é o segundo bioma em extensão no Brasil, sendo superado apenas pela Amazônia. O Cerrado também é conhecido como o “berço das águas” do Brasil, uma vez que as águas nascidas neste ecossistema alimentam seis das oito grandes bacias hidrográficas brasileiras.
O desmatamento no Cerrado, mensurado pelo sistema Prodes, cresceu 3% no período de agosto de 2022 a julho de 2023, alcançando uma destruição do bioma de 11.011,7 km².
No último período de monitoramento pelo Prodes, o desmatamento no Matopiba representou 72% de todo o desmatamento ocorrido no bioma.