Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Ibama remove 20 animais de circo em Brasília

Operação Arca de Noé transferiu os bichos para um zoológicoCorreria, agressões e tumulto marcaram nessa segunda, dia 12, a remoção de pouco mais de 20 animais do circo Le Cirque, instalado a quatro quilômetros do Palácio do Planalto, em Brasília.

Em uma ação da Operação Arca de Noé, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) levou os bichos para o zoológico da capital federal.

Um laudo do órgão ambiental determinou a interdição do circo por falta de segurança para o público e maus-tratos aos animais ? entre os quais duas girafas, cinco elefantes, chimpanzés, pôneis, um rinoceronte e um hipopótamo.

Funcionários que haviam se acorrentado aos rebocadores tiveram as correntes arrebentadas e foram arrastados da frente dos veículos. Artistas do circo, funcionários e até um adolescente de 13 anos que formavam uma barreira humana para resistir à operação foram retirados à força.

? É uma arbitrariedade ? protestou o advogado Luiz Sabóia, que tentou em vão negociar uma trégua com os fiscais e policiais militares requisitados para dar suporte à operação.

Sabóia exibia uma liminar da Justiça de Brasília, concedida em 2 de agosto, que considerava as condições de alojamento dos animais satisfatórias e derrubava os efeitos da interdição anterior, emitida pelo Ibama no final de julho. Mas o Ibama fez nova inspeção e emitiu novo laudo. Para o advogado, foi uma “maneira esperta” do órgão de não cumprir a decisão judicial.

De origem francesa, o Le Cirque está radicado no Brasil desde a década de 1970, com sede em Santa Catarina. O espetáculo é variado, mas a grande atração são os mais de 30 animais, das mais diferentes espécies.

Sair da versão mobile