Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Ibama retira gado de áreas embargadas no Mato Grosso

Operação Boi Pirata III notifica fazenda para retirar gado criado em área desmatadaO Ibama iniciou no final de julho a Operação Boi Pirata III, no município de Marcelândia (MT), um dos campeões de desmatamento na Amazônia, notificando o proprietário da Fazenda Bom Retiro para a retirada de cerca de 300 cabeças de gado criadas em mais de mil hectares desmatado ilegalmente, onde as atividades econômicas já haviam sido embargadas pelo órgão em 2008.

Antes de vencer o prazo de dez dias, o gado foi integralmente retirado do local. Nas operações Boi Pirata I e II, realizadas no Pará, os proprietários não atenderam à notificação do Ibama e tiveram os bois apreendidos.

? Diferente das Operações Boi Pirata I e II , realizadas no Pará, este infrator resolveu retirar os bovinos da área embargada e procurar a regularização ambiental da fazenda Bom Retiro, como meio de evitar a apreensão do gado, que seria posteriormente doados pelo órgão ambiental ? afirmou o chefe da fiscalização no Mato Grosso, Rodrigo Dutra.

O trabalho de manutenção dos embargos impostos pelo Ibama nas áreas desmatadas ilegalmente, nos moldes das Operações Boi Pirata, é uma das estratégias aplicadas pelo instituto no combate à destruição da floresta amazônica que está ajudando o Brasil a atingir antecipadamente as metas de redução de desmatamento constantes do Plano Nacional de Mudanças Climáticas.

O Ibama adverte que manter atividades agropecuárias em áreas embargadas pode levar à apreensão de animais, equipamentos e produtos agrícolas oriundos do exercício de atividades em áreas embargadas, além da aplicação de multas e comunicação de crime ao Ministério Público Federal.

? Não vale a pena realizar desmatamento ilegal e impedir a regeneração de área embargada para desenvolver a pecuária extensiva ou outras atividades econômicas irregulares ? reforçou o coordenador-geral de Fiscalização, Bruno Barbosa.

Para Barbosa, a atitude do proprietário da fazenda matogrossense demonstra que o ambiente dissuasório criado pelas operações de fiscalização do Ibama tem desestimulado potenciais infratores a persistirem na ilegalidade.

Sair da versão mobile