Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

IBGE aponta crescimento da área de soja em Mato Grosso do Sul

Área destinada à oleaginosa deve chegar a 1,805 milhão de hectaresCom cerca de 40% da soja já plantada em Mato Grosso do Sul, a expectativa é que a área destinada ao grão cresça 29 mil hectares em relação a safra passada. A consolidação dos dados foi realizada nesta quarta, dia 26, pelo Grupo de Coordenação de Estatísticas Agropecuária de MS (GCEA), em reunião na Federação de Agricultura e Pecuária de MS (Famasul).

A área para a oleaginosa deve chegar a 1,805 milhão de hectares, ultrapassando os 1,766 milhão cultivados no último ciclo. A produção do grão deve alcançar 5,415 mil toneladas no Estado.

? O crescimento da soja se dá em áreas onde já tivemos agricultura em anos anteriores e sobre a área do arroz que teve uma redução de 29 para 20 mil hectares plantados ? aponta o assessor técnico da Famasul, Lucas Galvan.

Com as chuvas desta terça, dia 25, na região Centro-Norte do Estado, os produtores retomaram o plantio, com uma evolução de 5% a 10% por dia.

Outro destaque apontado pelo assessor foi o aumento da área do milho verão.

? De 46 mil hectares previstos, a cultura deve chegar a 58,5 mil, com uma produção de 409,5 mil toneladas ? informa.

A cultura de algodão também obteve ligeiro acréscimo, saindo de 60,9 mil hectares para 62,8. A produção do algodão em caroço deve atingir 244,920 mil toneladas.

Além da Famasul e IBGE, o GCEA é composto ainda por representantes da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Secretaria de Estado de Produção e Desenvolvimento (Seprotur), Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz), Central de Abastecimento (CEASA), Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer), Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro). O grupo realiza reuniões bimensais para analisar as estimativas das principais culturas do Estado.

Sair da versão mobile