Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Ideli Salvatti pede apoio de prefeitos e governadores para avanço da pesca e da aquicultura no país

Nova ministra diz que setor ainda por ser considerado subaproveitadoA senadora Ideli Salvatti (PT-SC) assumiu nesta segunda, dia 3, em Brasília, o cargo de ministra da Pesca e Aquicultura. No primeiro discurso à frente da pasta, ela afirmou que a estratégia inicial do governo é investir no aumento da capacidade de produção de pescado.

? O Brasil pode ser um grande produtor de pescado como já é de carne suína, bovina e aves. Portanto, o mesmo investimento político, de crédito, incentivo a pesquisa que foi desenvolvido durante séculos para esses outros setores tem que acontecer também com a pesca e aquicultura. O Brasil tem esse potencial ? disse a nova ministra.

Durante a cerimônia de posse, ela pediu o apoio de prefeitos e governadores para que o setor continue avançando, tanto na área de produção e quanto na de industrialização.

Essa prioridade foi recomendada pela presidenta Dilma Rousseff, de acordo com Ideli. Segundo a nova ministra, “apesar dos avanços decorrentes da criação do Ministério da Pesca e Aquicultura, o potencial pesqueiro do país ainda pode ser considerado subaproveitado”.

? São oito mil quilômetros de litoral, de que o país dispõe no Oceano Atlântico, com uma extensa faixa marítima e temos também 12% da água doce do planeta, que podem tornar o país muito mais aquicultável do que agricultável.

Ela ressaltou a importância da pasta. A ministra recebeu o cargo de Altemir Gregolin, que ressaltou a importância do pescado para a segurança alimentar, objetivo perseguido pelo governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e que, segundo ele, deverá continuar no governo da presidenta Dilma Rousseff.

Ideli disse que o incentivo ao consumo vai desde campanhas educativas para inclusão do pescado na merenda escolar.

? É você preparar as gerações para o consumo. E a divulgação, inclusive de forma contundente, de todas as proteínas animais o pescado é com certeza a proteína mais saudável ? avaliou.

A ministra também falou sobre a logística do produto.

? Vai todo esse trabalho que já vem sendo feito. Fábrica de gelo, caminhão frigorífico, toda essa estrutura para poder preservar e dar qualidade de consumo para esse produto. Nós temos a condição de ter na indústria naval cada vez mais o fomento e o crédito para os barcos que já são fábricas, que industrializam o pescado onde ele é colhido ? concluiu.

Sair da versão mobile