Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Identificado primeiro foco de ferrugem da soja

Na safra passada, foram identificadas 2.370 ocorrênciasO Consórcio Antiferrugem registrou nesta quinta, dia 25, o primeiro foco de ferrugem asiática da soja em área comercial na safra 2010/201, na cidade de Nova Cantu, no Paraná. A presença de ferrugem foi identificada pelo técnico da Cooperativa Agroindustrial União (Coagru) Adriano Adamzuk Carniele e confirmada pela Faculdade Integrado de Campo Mourão. Carniele explica que a lavoura foi semeada no dia 30 de setembro e está no florescimento (R2).

? O produtor vai fazer o controle químico da área com fungicida. Agora é preciso intensificar o monitoramento na região ? enfatiza.

Na safra passada, de acordo com o Consórcio Antiferrugem, foram identificadas 2.370 ocorrências de ferrugem, sendo que o primeiro foco, em lavoura comercial, foi registrado em 17 de novembro. A pesquisadora Cláudia Godoy, da Embrapa Soja, explica que a baixa umidade do inverno desfavoreceu a brotação de plantas voluntárias e a sobrevivência do fungo causador da doença. Apesar do sucesso do vazio sanitário e do atraso no cultivo da soja pela falta de chuvas, o registro do primeiro foco de ferrugem está ocorrendo na mesma época do ano, comparando-se com a safra passada.

? Por isso, os cuidados devem ser redobrados a partir de agora, quando as primeiras lavouras semeadas começam a entrar no período de florescimento. Nesta fase, aumenta a probabilidade de ocorrência da doença, em função da favorabilidade para infecção proporcionada pelo microclima (maior umidade e sombreamento que ocorrem com o fechamento da lavoura) ? explica Godoy.

Segundo ela, as orientações para o manejo da doença não se alteram, devendo ser realizado o monitoramento das lavouras e o acompanhamento da ocorrência da doença na região.

? O controle de ferrugem deve ser feito após os sintomas iniciais da doença na lavoura, ou preventivamente, levando em consideração o desenvolvimento da cultura, a presença da ferrugem na região, as condições climáticas, a logística de aplicação, a presença de outras doenças e o custo do controle ? ressalta.

Sair da versão mobile