Entidade afirma que produtores devem fazer gestão de gastos e avaliar mercado para garantir a rentabilidade da cultura
O Instituto Mato-grossense se Economia Agropecuária (Imea) divulgou nesta segunda-feira, dia 25, em seu boletim semanal, a informação de que o custo com insumos no cultivo de soja em Mato Grosso deve atingir o maior patamar da história na safra 2016/2017. A entidade estima que os gastos na temporada serão de R$ 1.970 por hectare.
De acordo com o Imea, esse cálculo vai exigir que o produtor faça a gestão de custos e a leitura de mercado para garantir bons negócios, tanto na compra como na venda, assegurando a rentabilidade da cultura.
O boletim da entidade sustenta que o custo de produção da soja em Mato Grosso vem registrando escaladas consecutivas há algumas safras. Com o aumento dos gastos produtivos e com a restrição e encarecimento do crédito, no último ano novas fontes de financiamento ganharam participação no custeio da oleaginosa no estado.
As multinacionais, diz o Imea, teriam aumentado sua participação no financiamento da safra 2015/2016, entre outros fatores, por conseguirem adquirir créditos a juros menores no mercado externo. O instituto acredita que haverá maior participação dessas empresas também no custeio da safra 2016/2017.
Com informações do Imea.