Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Importação de banana do Equador preocupa produtores do interior de São Paulo

Representantes do setor devem se reunir nesta semana com o governo para discutir a compra, vista pelo setor como prejudicialRepresentantes da cultura da banana devem se reunir na próxima quinta, dia 12, com o governo federal. Segundo a Associação dos Bananicultores do Vale do Ribeira (Abavar), que representa os bananicultores da região do interior de São Paulo, a intenção é discutir a importação de banana do Equador. A estratégia do setor na conversa com o governo é não apenas mostrar os riscos econômicos, mas também o fitossanitário de uma possível compra.

Conforme a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), o Brasil já foi o maior produtor de bananas do mundo, mas hoje está em quinto lugar, atrás de Índia, China, Filipinas e Equador. Com um sistema de produção composto por multinacionais, o país latino é visto como uma ameaça para a produção brasileira, composta na maior parte por agricultores familiares.

Segundo os representantes do setor, o Brasil produz o suficiente para abastecer o mercado interno e a entrada do concorrente estrangeiro poderia causar grandes prejuízos para a bananicultura nacional.

De acordo com a Abavar, há pelo menos cinco anos o Equador tenta vender banana para o Brasil. Em 2011, o próprio governo brasileiro chegou a sinalizar uma abertura de mercado, mas não se concretizou. O movimento gerou preocupação em produtores como José Antônio de Almeida, do município de Sete Barras (SP). A família de Almeida produz bananas há pelo menos 80 anos. Para ele, concorrer com o Equador é um péssimo negócio.

— É o mesmo que fechar o caixão da produção aqui — diz o produtor.

Para o advogado da Abavar, Sileno Fogaça, a concorrência seria até desleal, prejudicando regiões onde a banana é praticamente a única fonte de renda, como é caso do Vale do Ribeira.

Sair da versão mobile